Castelo Neuschwanstein-Alemanha Créditos Destinos Turísticos |
Rio Elba - Alemanha Créditos Destinos Turísticos |
Casas Alemãs Créditos Destinos Turísticos |
Como a Alemanha passava por uma desintegração de sua estrutura feudal, muitos camponeses que eram apenas servos ficaram sem o trabalho e sem o direito de morar nas terras, ao mesmo tempo em que a população aumentava.
A imigração alemã no Brasil foi, inicialmente, uma iniciativa de colonização e povoamento. Este projeto foi arquitetado pelo Rei D. João VI e, posteriormente, pelo imperador D. Pedro I.
Os alemães que imigraram para o Brasil eram normalmente camponeses insatisfeitos com a perda de suas terras, ex-artesãos, trabalhadores livres e empreendedores desejando exercer livremente suas atividades, perseguidos políticos, pessoas que perderam tudo e estavam em dificuldades, pessoas que eram "contratadas" através de incentivos para administrarem as colônias ou pessoas que eram contratadas pelo governo brasileiro para trabalhos de níveis intelectuais ou participações em combates.
Uma das melhores heranças deixadas pelos nossos ancestrais é o nome da família.
A história da minha família no Brasil começou com Johann Christian Sattler que desembarcou aqui, como o único membro da família, em 1826 e se instalou na colônia alemã de Nova Friburgo/RJ.
Na Idade Média, nos pequenos vilarejos da Europa, a maioria das ocupações ou profissões refletiam nos nomes das famílias.
Foi desta forma que também surgiu o nome da minha família: SATHLER, da forma de escrita original SATTLER.
Quadra de xadrez em Baden-Baden Créditos Europa-turismo |
Baden é uma região histórica, localizada na margem oriental do Rio Reno, no sudoeste da Alemanha, agora a parte ocidental do estado Baden-Württemberg, palco de vários conflitos tribais na Idade Média.
Baden - Alemanha Créditos Destinos de Viagem |
Castelo de Lichtenstein - Baden Wurtemberg, Alemanha Créditos Baixaki |
O sobrenome SATTLER era o nome do profissional que fabricava e vendia selas, chamado de "o selador" e que com o reconhecimento do trabalho se tornaram guias de reis, caseiros de nobres importantes, de grandes igrejas e mosteiros. Os primeiros Sattlers declararam lealdade a muitos nobres e príncipes da Idade Média usando sua influência na luta pelo poder e status. Eles se espalharam por muitos lugares e suas agilidades e prestatividades eram procuradas por muitos líderes na busca de poder e reconhecimento.
Sempre gostei do meu sobrenome, herança linda dos meus bisavós maternos:
Vinordário Sathler e Izolina Sathler (nome herdado pela minha mãe).
Eles eram primos, de Manhuaçu/MG e dentre algumas gestações perdidas, segundo conta a minha avó, seis filhos sobreviveram: Izaías Sathler (tio Zaí), Lenice Sathler (minha avó Nicinha), Dalbino Sathler, Elenita Sathler (tia Lita), Onézimo Sathler e Laurita Satlher (tia Laura).
Meu bisavô Vinordário foi um dos fundadores da Igreja Presbiteriana de Vila Celeste, em Ipatinga/MG, fazendo parte do primeiro Conselho daquela igreja.
São várias as formas de escrita do nome usadas no Brasil: Sattler, Satler, Sattlers, Sattlere, Sattleres, Sathler, mas somos todos de uma só família.
A você parente próximo e conhecido, e àqueles desconhecidos e distantes, e à minha querida Vó Lenice Sathler é que dedico esta postagem.
Um Forte Abraço a Todos!!
Referências Bibliográficas:
Imigração Alemã no Brasil
Destinos Turísticos
A você MULHER que: AMA, APRENDE, ENSINA, CUIDA, CONSOLA, REPREENDE e GERA VIDA, o meu mais sincero desejo que Deus continue sempre ao seu lado, fortalecendo seus propósitos e realizando tudo aquilo que Ele escolheu para você.
Feliz Dia da Mulher!!
Gostei da historia dos "Satllers".
ResponderExcluirConheci seus bisavos,convivi com eles minha infancia e na adolescencia.tambem conheço tambem a todos os seus tios e tias,.
Abraços
Cesar Fonseca
Olá César!
ExcluirBom eu também te conheço e me lembro de você.
A última vez que lhe vi foi há algum tempo numa visita que você ao Brasil (não sei se ainda está do país).
Sua família também fez parte da minha infância e adolescência, suas irmãs Célia e Lúcia foram minhas professoras de escola dominical.
Meus tios Rubinho e Bodão estão em BH.
Obrigada pela visita.
Karine
Eu me chamo Maria Fernanda Satlher, achei bastante interessante esse post,
ResponderExcluirMinha Avó materna tem parentes em Manhuaçu, minha bisavó e o meu sobrenome e herdado da minha mãe Sandra Marcia de Oliveira Satlher cujo e herdado de meu avô Indel Jader Satlher. ... agora não sei o resto! Rs :)
Adorei sua visita! Obrigada prima!
Excluirsabe informar se tivemos alguma passagem significativa durante a segunda guerra , se fomos aliados nazistas ou não, etc?
ResponderExcluirOlá! infelizmente não tenho estas informações.
ExcluirObrigada pela visita.
Olá! Meu nome é Kahê Sathler e moro em Ipatinga-MG. Achei por acaso seu post enquanto pesquisava sobre a família no Google, e achei muito interessante a coincidência, pois seu bisavô Vinordário, é irmão do meu bisavô Silas. Meu avô se chama Sinval. Moramos perto de sua tia Lita.
ResponderExcluirTem mais informações sobre a história da família?
Abraços!
Que legal! prazer ter sua visita aqui!
ExcluirOlá, minha tataravó chamava-se Margarida Sather e se esposo Antonio Sabino do Nascimento. Infelizmente minha parte da família não conservou o sobrenome. Segundo este site: http://www.familiaridade.com.br/biografia_pessoa.asp?id_pessoa=212612, em algum momento acima dos nossos tataravós nossas linhagens se cruzam. Abraços.
ResponderExcluirverdade! família grande e bonita... muitos sem o sobrenome, mas que guardam as heranças do Satlers.
ExcluirÓtimo blog, adorei as informações
ResponderExcluirOla, meu nome é Lorena Sathler, sou bisneta do Camilo Sathler, que seu avô era o Henrique Sattler. Meu bisavô, meu avô e minha mãe são de Manhuaçu, sendo meu bisavô delegado daquelas redondezas. Achei bem interessante sua pesquisa, pois agora estou fazendo um trabalho de escola que é sobre minha árvore genealógica e você me ajudou muito. Obrigada.
ResponderExcluirAdorei saber! obrigada pela visita.
ExcluirOlá meu bisavô tbm é Camilo Sathler, estava pesquisando sobre a família e vi esse poste por acaso. Vc é filha de quem? Ou melhor neta de quem?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla, sou Leny, neta de Clemência Satler e José Satler, de Manhuaçu.
ResponderExcluirMoro hoje em Pindamonhangaba, SP.
é um prazer ter sua visita!
ExcluirOi Marco Antonio. Sou Clicia Sathler. Filha de Euza Sathler, neta de Zeca Sathler. Meus filhos também perderam o SATHLER. Mas quando casaram e ganharam os filhos eles colocaram Sathler no nome a fim de manter a genealogia. Fica a sugestão pra sua geração futura. ��
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSou Jôsefer Póvoa e bisneto de Clemência Sathler e José Sathler, possuo uma foto digitalizada dela, me lembro bem do quadro pendurado na sala de jantar de meus avós, por parte de mãe!
ExcluirGostaria que Leny,o Jôsefer Póvoa e Clícia Sathler (filha de Euza Sathler)entrasse em contato comigo.
ExcluirMeu Whatsapp é 031-9 91625558
Estou escrevendo sobre nossos antepassados e preciso de algumas informações. SOU descendente da família Sathler. Também não tenho o Sathler no nome.Abraços.Aguardo resposta no Whatsapp.
Olá Ideita. Sou a Telma, filha da Leny. Minha mãe não levou o sobrenome Sathler, mas seus irmãos sim. Um deles Adalmario Sathler do Couto, já falecido. Minha mãe está com 89 anos. Vou entrar em contato com você pelo seu Whatsapp. Pra saber o meu é 12-9.9163.1919. Até breve. Abraços
Excluirestou pesquisando meu bisa vô se chamava guilherme Staher també busco informações sobre nossa geração.
ResponderExcluirno site abaixo tem informções sobre minha família...
Excluirhttp://www.familiaridade.com.br/arvoregenealogica.asp?id_pessoa=343737
estou pesquisando meu bisa vô se chamava guilherme Staher també busco informações sobre nossa geração.
ResponderExcluirOlá. Procure Sinval Sathler no Facebook. Ele fez nossa árvore genealógica.
ExcluirGostei muito, minha professora de português pediu-me para que fizesse um texto de opinião.. Perguntei a ela algum tema, E ela disse, que algo que ocorreu ou ocorra em nossa cidade (Mutum-MG) seria muito útil para desenvolver um tema.. pensei.. pesquisei.. Ai veio a ideia de pesquisar minha família.. E foi muito útil.. E despertou curiosidades..
ResponderExcluirVou pesquisar mais..
Que ótimo! Gostamos da nossa história e sempre é uma delícia novas descobertas.
ExcluirGostei muito, minha professora de português pediu-me para que fizesse um texto de opinião.. Perguntei a ela algum tema, E ela disse, que algo que ocorreu ou ocorra em nossa cidade (Mutum-MG) seria muito útil para desenvolver um tema.. pensei.. pesquisei.. Ai veio a ideia de pesquisar minha família.. E foi muito útil.. E despertou curiosidades..
ResponderExcluirVou pesquisar mais..
Olá. Que bom que foi útil pra vc 😃
ExcluirOlá, meu nome é Gabriela Carrasco Costa, infelizmente não herdei Sathler no sobrenome. Achei muito interessante a sua pesquisa sobre a nossa família. Minha tataravó se chamava Leopoldina Sathler e minha bisavó se chamava Maria Vieira Sathler. Todos meus parentes conhecidos vieram lá de Minas. Sempre estou pesquisando sobre sobrenomes, acho que uma coisa indispensável na vida do ser humano é saber de onde veio, quem eram seus antepassados, etc.
ResponderExcluirKaka que delícia a sua visita aqui! Precisamos saber a história que existe antes de nós para escrevermos a nossa. Abraço.
ExcluirParabéns pela bela pesquisa, também herdo o sobrenome Sathler e me orgulho muito, ainda mais agora sabendo dessa riqueza histórica. Meus avós são de Reduto,local próximo a Manhuaçu.
ResponderExcluirAh todos nós Sathler temos orgulho deste sobrenome lindo! acredito que o amor pela nossa família é realidade em todos nós que fazemos parte dela. Obrigada por sua visita.
ExcluirMeu nome é Mariana, moro em sao paulo -capital- porem todos os integrantes da minha familia de primeiro grau moram em governador valadares (MG). Meu sobrenome é satheler, tendo, portanto, mais uma escrita diferente deste sobrenome..
ResponderExcluirGostei muito da historia, ja a conhecia mas nao com tantos detalhes..
Bjs.
Que interessante, mais uma escrita! Obrigada por sua visita!
ExcluirSou filho de Paulo , de Antônio , de Valentim . Lajinha MG
ResponderExcluirRONALDO GOMES SATHLER . Valeu.
Olá Paulo. Bom ter vc aqui
ExcluirOla meu filho preciso fazer um trabalho de escola e comecei a pesquisar sobre minha família.Porem não seu muito será que VC sabe me dizer se somos da mesma minha vó era Madalena sathler eramos de lajinha MG, hj não vivemos mais ai minha mae conta muito pouco pois ela conta que minha vo morreu ela era muito nova mais fiquei curiosa qdo li seu blog,pois eramos dai da região.
ResponderExcluirBoa noite! Meu sobre nome também e Sathler vindo da minha avó Oltelina Sathler... Como consigo cidadania Alema?
ResponderExcluirOla. Infelizmente não tenho essa informação.
ExcluirOlá, somos parentes hahaha. Minha vó conhece todos esses nomes que você disse. Tenho parentes próximos em Ipatinga também. Atualmente minha família mora em São Paulo e frequentamos a Igreja Presbiteriana!
ResponderExcluirEu gostaria de saber porque minha avó Leontina sathler,filha de Antônio sathler e Maria hipolita,quase não é citada entre a família sathler? Eu sou filha da Ilda sathler Andrade . Se alguém puder me responder, ficarei muito grata!
ExcluirOlá. Procure o Sinval Sathler no Facebook. Ele fez a árvore genealógica e talvez possa ajudá-la.
ExcluirOlá. Bom ter vc aqui 😃 Temos muitos presbiterianos na família. Meu irmão e tios são presbíteros.
ExcluirAqui em MG em Juiz de Fora, temos imigrantes desta família o imigrante é o Eduard Sathler até deram um homenagem a ele em uma de nossas ruas!
ResponderExcluirOlá Jônatas. Muito legal! Estamos espalhados pelos quatro cantos do Brasil 😃
ExcluirNão quero me indentificar, sou uma pessoa bastante reservada mais queria relatar um acontecimento que me fez vir aqui dar meu testemunho, tenho no meu documento de nascença uma pessoa que carrega o sobrenome "Sathler" eu não fui registrado com o sobrenome; não entrarei em muitos detalhes como disse sou bem reservado, mais eu sou uma pessoa um tanto sensível, tenho uma certa mediunidade quando eu estava com 26 anos em 2015 tive um tipo de "memória ascestral" ou "lembrança hereditária" foi tipo uma visão de alguém da minha ancestralidade, por que talvez carregamos no nosso sangue, nas nossas celulas, e no DNA o karma e energia do que fizeram no passado em outro período de tempo, tive uma vaga lembrança de o que parecia ser castelo por dentro, escuro como um castelo, paredes de pedras grandes rústicas como um castelo e muitas escadas de pedras, senti uma forte sensação no peito é uma pessoa decendo a escadarias e senti naquele exato momento que alguém foi magoado, eu ou seja quem for da minha origem errou, eu senti eu vi, e creio que um pouco disto Pois eu senti, eu vi, creio que era uma situação amorosa, conflitos, paixão mal resolvidas ... E vim aqui relatar por que creio que em outra vida alguém da minha linhagem sanguínea esteve nessa situação é eu herdei essa lembrança devido à minha sensibilidade acabei tendo acesso a essa recordação lá no fundo nas camadas mais profundas da consciência inexplicável no arquivo da alma da mente há fragmentos de quem fomos em outro período de tempo ... Boa noite
ResponderExcluirR.c.r
13 de outubro 2018
Olá. Bom ter vc aqui e ouvir sua história.
ExcluirMeu nome é Rosana, não tenho o Sathler, mas sou neta de Rosalina Sathler Pereira, tambem de Manhuaçu. Acho linda nossa história! Obrigada pela bela historia!
ResponderExcluirOlá!! Meu nome é Roberta Satlher. Minha mãe é Vera Lúcia Sathler e é de manhuaçu. Soube uma vez de uma certa história de que um parente que mora no espírito santo tentou organizar um evento para reunir os parentes. Não sei se foi verdade ou não, mas seria muito interessante. foi muito legal ler seu artigo. Parabéns.
ResponderExcluirOlá Roberta. Bom ter vc aqui. Sim é verdade, já houve encontros da família. Atualmente não sei mais, minha avó qdo viva estava mais envolvida. O Sinval Sathler, vc o encontra no Facebook, ele deve te informar melhor.
ExcluirGostei muito do texto, parabéns!!!
ResponderExcluirAlguém sabe me informar se o Johann Christian Sattler(Alemão) matriculou em um consulado Alemão? Sabe onde?
Foi no rio de janeiro
ExcluirObrigada por responder 😊
ExcluirOlá, sou Neif Sathler Musse. Sou médico (cardiologista) no Rio de Janeiro e em Juiz de Fora. Sou filho de Aurendina Sathler e neto de José Sathler Sobrinho, de Manhuaçu.
ResponderExcluirOlá Fabiano. Bom ter vc aqui. Meus bisavós tbm eram de Manhuaçu.
ExcluirParabéns pela excelente pesquisa, também carrego o nome SATLER, sou de Manhuaçu.
ResponderExcluirForte abraço.
Oi Lucas. Meu filho tbm é Lucas 😊. Meus bisavós eram de Manhuaçu.
ExcluirKarine,também sou uma Sathler, embora não não tenho o sobrenome.Sou vizinha de Onésimo Sathler, filho de Vinordário e frequentamos a mesma igreja aquí em Belo Oriente. Gostaria de te conhecer.Meu Whatsapp é 031-9 91625558.
ResponderExcluirsou neto de Luiz Gonçalves Supimpa que ficando viuvo se caso com cleusa satlher, filha do zeca satlher. Eu era criança quando meu avo se casu com a cluesa e gostaria de conhecer o filho que eles tiveram. seria muito jóia. obrigado.
ResponderExcluirOlá Luiz. Conhecer as origens é muito bom. Procure no Facebook o Sinval Sathler talvez ele possa ajudá-lo.
ExcluirSou uma Sathler, neta de Maria Sathler, moro atualmente em Belo Horizonte, mas minha avó (já falecida) era de Alto Jequitibá-MG 😅❤️
ResponderExcluirOi Rayssa. Bom ter vc aqui. Boa parte da minha família mora em BH região do Barreiro. Alguns frequentam a Igreja Presbiteriana no Bom Sucesso.
ExcluirSou um Sathler que resido em Vitória ES. Meus avós Elói Sathler (falecido) e Idenir Costa Sathler residem em Reduto - MG. A história desse sobrenome é encantadora, adoraria conhecer de forma mais aprofundada a nossa árvore genealógica e quem sabe até mesmo tentar a cidadania alemã.👏👏❤️
ResponderExcluirOlá Maicon. Bom ter vc aqui. No Facebook tem o contato do Sinval Sathler, ele fez a árvore genealógica. Veja com ele por favor.
ExcluirOlá, boa tarde. Fico muito feliz de ter encontrado o seu blog, no momento estou fazendo uma pesquisa sobre a família. Gostaria de saber como posso entrar em contato com você, e ter acesso a essas informações, desde já, muito obrigado
ResponderExcluirBoa noite, sou marlucia Sathler, e também me orgulho muito de fazer parte da história da família Sathler ❤️❤️Obrigada 🩷
ResponderExcluir