sábado, 1 de dezembro de 2012

Camponeses


Almofada para Lucas
Manta para Lucas

Os Camponeses são aquelas pessoas que se dedicam a atividades rurais, principalmente para o sustento familiar.


Em algumas situções eles tem autonomia total ou parcial na gestão da propriedade, sendo geralmente proprietários dos instrumentos de trabalho e detentor (em parte ou na totalidade) dos frutos do seu trabalho.


Meu primeiro trabalho em bordado apliquê
No Brasil o termo "camponês" difundiu-se nos anos 1950 pela via política, com as Ligas Camponesas. O objetivo era dar unidade de classe à diversidade das populações agrárias não proprietárias de terras.  O camponês então neste contexto é percebido como sujeito social desprovido da terra e não assalariado, ou seja,




Na Idade Média as vestimentas passaram a ser produzidas artesanalmente, com fibras naturais e em cores cruas. As mulheres usavam vestidos compridos e justos no busto. Os homens vestiam calções soltos debaixo da túnica, além de vários tipos de coberturas para as pernas.

Nos séculos XII e XIII, as mulheres punham redes nos cabelos, usavam véus e panos para cobrir o pescoço, como algumas ordens de religiosas usam até hoje.

Os camponeses, alheios à moda e aos modismos, continuaram a se vestir mais ou menos da mesma forma até meados do século XIX.

Fonte: Wikipédia

Almofada Letícia: feita com a colaboração da Alvina

Capa Scrapbook


Para quem se inspirou:





 Tenham todos uma ótima semana!!!

Um comentário:

  1. Mas esse meu lindo irmão so terá coisas lindas... também, com uma mãe prendada dessas... Está tudo tão lindo!! cada dia mais me encanto com seus trabalhos... será que vai sobrar tempo para fazer coisas para suas enteadas???? tudo lindo!!!
    ps. preciso do seu e-mail... vc poderia entrar em contato comigo pelo meu? chicoeivina@yahoo.com.br
    bjos

    ResponderExcluir