segunda-feira, 19 de junho de 2017

Falando de Dinossauros

“Fazer o que gosta, é liberdade.
Gostar do que faz é felicidade.

Antes de falar de Dinossauros...
Sabem qual o meu melhor remédio? Inventar moda.

Minhas dores no corpo, meu estresse, meus infortúnios são facilmente contornados ou minimizados quando estou envolvida mentalmente, emocionalmente e fisicamente em um projeto.

Foi em meio a muitas dores nas costas que nasceu este projeto e bastaram um dois dias envolvida nele que minhas dores foram esquecidas, nem sei se elas acabaram, só sei que elas não estavam mais me incomodando tanto.

A atividade artesanal e o processo criativo, sejam eles qual for, é um remédio infalível para os males da vida. Do surgimento da ideia ao projeto pronto existe um caminho que nos revela o quanto somos abençoados por Deus com nossos dons e o que de bom podemos fazer através deles.

Como eu disse a uma amiga que muito me incentiva a me enveredar pelos caminhos da educação infantil: as ideias fluem tão intensamente em mim que não posso resistir. 

Quem convive comigo sabe que ideias não me faltam e gosto sempre de envolver alguém, pois não podemos fazer nada sozinhos, o apoio e incentivo dos que nos cercam é o que nos alimenta e nos move, então este projeto não seria possível sem a participação da Izabel Cristina (a professora do Lucas) que logo de início abraçou a ideia e sem a contribuição da minha mãe Izolina que me ajudou com os recursos.

Agora sobre o Projeto Dinossauros...
Ainda inspirada pelo projeto Família na Escola eu elaborei o planejamento deste momento e o meu primeiro passo foi saber a opinião da professora do Lucas sobre ele. Encaminhei para ela e ela gostou e logo que ela deu seu aval aliás, antes do aval definitivo, eu já tinha colocado as mãos na massa, envolvendo o Lucas e o fazendo participar também dos preparativos.

A escolha do tema deste projeto é dedicada ao Lucas que gosta muito de dinossauros e tem muitos deles. O combustível para o meu entusiasmo é saber que ele ia amar cada detalhe.

A alegria e participação das crianças traz uma felicidade enorme para o meu coração, vontade de não parar nunca.

Vou compartilhar no final da postagem o planejamento deste projeto e a seguir vejam fotos de como tudo ficou para este

Projeto Dinossauro

Introduzindo o tema...






As Lembrancinhas: Ovos de Dinossauros
Bolinhas com dedoches



Dedoches - By Karine Sathler


Os Recursos e a Atividade...







Agradecimentos...
Ao meu Deus que sempre me inspira e me mostra o caminho.
À professora Izabel Cristina e Sara que nos ajudou na execução do projeto.
À escola que me deu a oportunidade de estar ali.
A minha mãe e minha amiga Viviane que sempre me incentivam. Amo vocês!!

PLANEJAMENTO: PROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA
TEMA: DINOSSAURO
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Toalha de mesa verde
  • Dinossauros
  • Garrafas para fazer as árvores
  • Balões e espeta balão
  • Linha ou barbante
  • Figuras geométricas cortadas em papel colorset
  • Folhas A4
  • Notebook
  • Lembrancinha: 20 bolinhas transparentes com dedoches de dinossauros
  • Ninho para os ovos de dinossauros 
  • Fantoche dinossauro
  • Vídeo música Dinossauros do Show da Luna
INTRODUÇÃO DO TEMA:
  • Preparar uma mesa com dinossauros e um ambiente de floresta.
  • Usar balões como dinossauros suspensos sobre a mesa.
  • Receber as crianças usando roupa verde com o chapéu de dinossauro.
 DESENVOLVIMENTO 
  • Receber as crianças: mostrar a mesa falando sobre as cores dos dinossauros, usar os conceitos de grande e pequeno, fazer os sons de dinossauros.
  • Sentar todas as crianças no chão e usar o fantoche para falar sobre os dinossauros: quando eles viveram na Terra, o que eles comiam e como eles nasciam.
  • Apresentar o vídeo com a música Dinossauros.
  • Fazer a atividade plástica de colagem.
 ATIVIDADE PLÁSTICA
Colagem usando figuras geométricas.
Desenho para colorir com a letra D de dinossauro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário