domingo, 24 de abril de 2011

Voar no Balão

" O primeiro a realizar experimentos com um balão para que este se tornasse um meio de transporte foi o jesuíta brasileiro Bartolomeu de Gusmão, também conhecido como o "Padre voador". Iniciou seus estudos para este aparelho em 1708, tendo realizado demonstrações de sua invenção à família real portuguesa. Diz-se que ele conseguiu voar num balão cerca de um quilômetro (desde o Castelo de S. Jorge até ao Terreiro do Paço em Lisboa), no entanto não existem provas documentais. Apenas em 1783 foi documentado um balão capaz de transportar pessoas, sendo eles os irmãos franceses Jacques e Joseph Montgolfier em 1783."

Fonte: Wikipédia

O balonismo é um esporte não muito popular no Brasil. Existem campeonatos em que se é possível ver não só a disputa pela primeira colocação, mas também a beleza fantástica, a harmonia das cores, a grandeza dos balões que são cheios com ar quente.
Embalada pela beleza dos balões e pelo sonho do homem de voar, fiz uma lembrancinha para o bebê da Natália que está a caminho.

Que carinha mais fofa!!!


MOLDE


 

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Encantáveis Miniaturas

"O muito pequeno" sempre exerceu um grande fascínio sobre a humanidade desde os tempos remotos da História Antiga aos povos primitivos que lhes atribuíam poderes mágicos.
Desde o século XVI a nobreza européia privilegiava as miniaturas, tanto como ricos brinquedos de adultos como registro de sua arte e seus costumes. Eram reproduzidos ambientes de palácios e mobiliário da época pelos maiores artífices do tempo, criadores das peças originais em tamanho real.
Foi no início do século XX, por volta de 1910 que a miniatura passou a obedecer a uma escala universal com a construção da famosa Casa de Bonecas da Rainha Mary, exposta no Castelo de Windor, Inglaterra.
A miniatura visa cristalizar um determinado momento no tempo e espaço com a maior autenticidade possível. Por isso, os miniaturistas além de se aprimorarem em diversas técnicas artesanais, como a marcenaria, a modelagem, a pintura, a cartonagem, a ourivesaria, etc. estudam e pesquisam a cenografia, a arquitetura, mobiliário, e até mesmo a literatura de época."

Por: Regina Schmidta


Acho fantástica a Arte das Miniaturas: a riqueza de detalhes, o cuidado e a delicadeza em se reproduzir algo às vezes tão pequeno a partir de algo grande.
São muitos artistas, muitas vezes anônimos, que se dedicam a esta arte e se deliciam no processo de criação de cada peça.
Inspiração, determinação, dedicação e amor: são os pilares da Arte e é indescritível o que  sentimos quando a Vivemos. Arte é Vida!!


Preparei para  João e  Davi quadros com os bichinhos em tamanho menor e ficaram encantadores.

Amei fazê-los!!

Minha mãe pediu para eu fazer Animais de Circo para um móbile da sala da Creche Comunitária Coração de Mãe, que está trabalhando com as crianças o tema "O Circo". 
 Ficaram uns mimos!!


O molde do leão encontrei no blog da Walkíria:


http://artesanato.blog.br/molde-leaozinho-de-feltro/


E a partir dele adaptei para o urso (do quadrinho do João).


domingo, 17 de abril de 2011

Brincando de Boneca

"Boneca (do espanhol "muñeca") é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo. Reproduz as formas humanas, predominantemente a feminina e a infantil, e muitas vezes é considerada como um brinquedo que prepara para a maternidade.
A criação de bonecas com objectivos comerciais estruturou-se na Alemanha do século XV, nas localidades de Nuremberga, Augsburgo e Sonneberg, onde nasceram os Dochenmacher (fabricadores de bonecas). Foi também na Alemanha que se criaram as casas de bonecas."

Fonte: Wikipédia


Na minha infância era encantada  por bonecas, desde as industrializadas até as artesanais, como as de louça. Bom, na verdade até hoje sou encantada por elas, só que agora é um encanto diferente.
Esta boneca acima é uma lembrancinha pra Mimi, muito fofa.
Estou adorando trabalhar com o feltro.

LISTA DE MATERIAL
  • Feltro nas cores amarelo, lilás, preto e benge claro;
  • Tecido estampado;
  • Botão de flor;
  • Fita colorida;
  • Lã para o cabelo;
  • Linhas em meada
  • Enchimento.
PONTOS
  • Caseado para fechar as mãos, pernas, vestido e cabeça.
  • Ponto atrás na boca.

MOLDE



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Olha a Palhaçada!!

" O nome palhaço, vem de pagliaccio (omino di paglia, ou "homem de palha"). Isso remonta à pessoa humilde do campo que chega à cidade grande e, muitas vezes, não consegue emprego. Logo, pois, fica sem condições de se manter. Passa a viver na rua, às vezes embriaga-se com cerveja, cuja espuma fica ao redor da boca (é a maquiagem branca), e, de tanto tropeçar nas próprias pernas e cair com o nariz no chão, acaba ficando om o nariz vermelho (é o nariz vermelho, característico da assunção da figura de palhaço). Por não ter dinheiro para comprar roupas, ganha suas roupas de outros, mas estas não lhe servem: por isso, tem uma calça mais curta ou mais larga ou então um sapato muito grande, ou então um casaco grande demais, peças descombinadas e desproporcionadas entre si.
O palhaço só aparece numa relação com outra pessoa. Sua principal função é a graça, tanto no sentido de engraçado como no sentido de gracioso. Ele acaba por ser engraçado pelo fato de revelar o ridículo que todo humano carrega consigo, assim como a capacidade que todos têm de errar e de perder a qualquer momento."

Fonte: Wikipédia

 
Que gracinha e que fofura!!
Meu primeiro Palhacinho em feltro é uma lembrancinha para meu vizinho também muito fofo e uma gracinha, Isaque.

Muito legal de fazer!!!

LISTA DE MATERIAIS
  • Feltro em várias cores;
  • Feltro em poá;
  • Linhas em meada de cores variadas;
  • Lã para o cabelo;
  • Tecido xadrez para flor do chapéu em fuxico;
  • Fita de cetim para laço;
  • Pistola cola quente;
  • Enchimento.
PONTOS USADOS
  • Ponto atrás na boca;
  • Ponto caseado para fechar a roupinha, cabeça, braço, mãos e sapatos;
  • Ponto palito para as aplicações da boca, sapato e camisa.
Clique Aqui: APRENDA OS PONTOS BÁSICOS

MOLDE


Veja meu  ÁLBUM DE FOTOS