O que envolve Requinte, Beleza, Organização e Elegância me encanta profundamente.
O Chá das Cinco, um dos hábitos mais tipicamente britânicos e que envolve todas estas variáveis, era uma oportunidade de mostrar a luxuosa prataria aliada à mais fina porcelana e às normas de etiqueta à mesa, bem como à decoração do ambiente.
Conforme dita a tradição, o verdadeiro Chá das Cinco é acompanhado de deliciosas e variadas guloseimas, conhecidas também como “finger food”, por serem alimentos que podem ser degustados à mão.
Neste sentido, o menu de um Chá das Cinco pode conter preferencialmente alimentos em miniatura, como: biscoitos, sequilhos e rosquinhas variados, canapés, petit-fours, macarons, queques, madalenas, scones, mini-sanduíches, incluindo ainda bolos fatiados diversos, sem esquecer a manteiga e uma pequena seleção de geléias.
Um Pouco de História
"(...) o "Chá das Cinco", foi introduzido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos III de Inglaterra. O dote de Catarina deve ter sido um dos mais exóticos e sumptuosos da História: 500 mil libras de ouro, o livre comércio de Inglaterra com as possessões portuguesas na Ásia, em África e nas Américas, a cidade de Bombaim e uma caixa de chá... O dote de Catarina foi determinante para o futuro imperial da Inglaterra e o chá iria mudar para sempre a vida dos seus súditos, tornando-se um elemento indissociável da sua personalidade e da sua maneira de ser. Ao ritual do "Chá das Cinco" estão associados os tradicionais scones e a marmalade (compota de laranja amarga), esta última também introduzida por Catarina de Bragança".
Scones
Uma das iguarias servidas no "Chá das Cinco" é de origem escocesa: os deliciosos Scones.
Scone, no singular, é um lugar que pode ser chamado de "coração da Escócia", considerado o centro geográfico e histórico daquele país.
Ele também é um lugar famoso devido a outro elemento de sua história: A Pedra de Scone. Ela é praticamente um símbolo desta nação, pois todos os reis da Escócia eram coroados sobre ela, uma tradição que durou mais de mil anos.
A Pedra de Scone foi capturada em batalha pelo rei inglês Edward I, removida do Scone Palace e levada para a abadia de Westminster, em Londres, onde permanece até hoje. A própria rainha atual, Elizabeth II, foi coroada em 1953 sobre a Pedra de Scone.
P.S: Adoro História!!!
Embalada pela história e fazendo história vamos colocar as mãos na massa.
Nice compartilhou em seu blog Bordados e Bolinhos uma receita de Scones, na qual substituí as frutas sugeridas por Nozes Pecan (Olha o clima de Natal!!)
 |
Meus Scones de Nozes |
Receita da Nice
Ingredientes
½ de de copo de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de creme de leite
1 ovo
1 colher de chá de baunilha
1 xícara de nozes picadas
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 copos de farinha de trigo
Modo de Preparo
A medida do copo é daquele de requeijão.
Adicionar em uma tigela o açúcar, o ovo, a baunilha, a manteiga, e o creme de leite.
Misturar bem.
Juntar as nozes picadas, o fermento e a farinha de trigo aos poucos, amassando.
A massa não fica muito dura, polvilhe farinha de trigo nas mãos para enrolar.
Dica da Nice: Fazer uma bola de massa nas mãos e achatar para ficar redondo.
Colocar os biscoitos numa assadeira forrada com papel alumínio e levar ao forno (180graus) para assar por cerca de 20 minutos ou até dourar.
Dica: É importante deixar espaço entre as porções para não grudarem uma na outra.
Eles são uma ótima companhia para um deliciosa xícara de chá!!