terça-feira, 15 de novembro de 2011

Requinte e Chá das Cinco

Créditos: Cantinho Shabby



O que envolve Requinte, Beleza, Organização e Elegância me encanta profundamente.







Chá das Cinco, um dos hábitos mais tipicamente britânicos e que envolve todas estas variáveis, era uma oportunidade de mostrar a luxuosa prataria aliada à mais fina porcelana e às normas de etiqueta à mesa, bem como à decoração do ambiente.


Conforme dita a tradição, o verdadeiro Chá das Cinco é acompanhado de deliciosas e variadas guloseimas, conhecidas também como “finger food”, por serem alimentos que podem ser degustados à mão.


Créditos: Prosimetron
Petit-fours 
Neste sentido, o menu de um Chá das Cinco pode conter preferencialmente alimentos em miniatura, como: biscoitos, sequilhos e rosquinhas variados, canapés, petit-fours, macarons,  queques, madalenas, scones, mini-sanduíches, incluindo ainda bolos fatiados diversos, sem esquecer a manteiga e uma pequena seleção de geléias.




Créditos: Toda Perfeita
Scones com Geléia de Morango 
Créditos Disponere Eventos - Macaron de Morango


Um Pouco de História

Créditos: Cantinho Shabby

"(...) o "Chá das Cinco", foi introduzido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos III de Inglaterra. O dote de Catarina deve ter sido um dos mais exóticos e sumptuosos da História: 500 mil libras de ouro, o livre comércio de Inglaterra com as possessões portuguesas na Ásia, em África e nas Américas, a cidade de Bombaim e uma caixa de chá... O dote de Catarina foi determinante para o futuro imperial da Inglaterra e o chá iria mudar para sempre a vida dos seus súditos, tornando-se um elemento indissociável da sua personalidade e da sua maneira de ser. Ao ritual do "Chá das Cinco" estão associados os tradicionais scones e a marmalade (compota de laranja amarga), esta última também introduzida por Catarina de Bragança".

Fonte: Infopédia


Scones

Uma das iguarias servidas no "Chá das Cinco" é de origem escocesa: os deliciosos Scones.

Créditos: Undiscovered Scotland
Scone Palace: Escócia 
Scone, no singular, é um lugar que pode ser chamado de "coração da Escócia",  considerado o centro geográfico e histórico daquele país. 
 
Ele também é um lugar famoso devido a outro elemento de sua história: A Pedra de Scone. Ela é praticamente um símbolo desta nação, pois todos os reis da Escócia eram coroados sobre ela, uma tradição que durou mais de mil anos.
 
A Pedra de Scone foi capturada em batalha pelo rei inglês Edward I, removida do Scone Palace e levada para a abadia de Westminster, em Londres, onde permanece até hoje. A própria rainha atual, Elizabeth II,  foi coroada em 1953 sobre a Pedra de Scone.

P.S: Adoro História!!!


Embalada pela história e fazendo história vamos colocar as mãos na massa.


Nice compartilhou em seu blog Bordados e Bolinhos  uma receita de Scones, na qual substituí as frutas sugeridas por Nozes Pecan (Olha o clima de Natal!!)

Meus Scones de Nozes
Receita da Nice

Ingredientes
½ de  de copo de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de creme de leite
1 ovo
1 colher de chá de baunilha
1 xícara de nozes picadas

1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 copos de farinha de trigo
 



Modo de Preparo
 A medida do copo é daquele de requeijão.
Adicionar em uma tigela o açúcar, o ovo, a baunilha, a manteiga, e o creme de leite. 
Misturar bem. 
Juntar as nozes picadas, o fermento e a farinha de trigo aos poucos, amassando.
A massa não fica muito dura, polvilhe farinha de trigo nas mãos para enrolar. 


Dica da Nice: Fazer uma bola de massa nas mãos e achatar para ficar redondo.

 Colocar os biscoitos numa assadeira forrada com papel alumínio e levar ao forno (180graus) para assar por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Dica: É importante deixar espaço entre as porções para não grudarem uma na outra.


Eles são uma ótima companhia para um deliciosa xícara de chá!!

Um comentário:

  1. Olá, Karine!!!
    Amei sua pesquisa sobre o chá das cinco.Até me deu vontade de tomar... Receber de vez em quando amigas para o chá é algo que gosto muito de fazer.
    Parabéns!!!
    Um grande e saudoso abraço.
    Nice

    ResponderExcluir