domingo, 22 de janeiro de 2012

Feito com Milho

Créditos Mulher Beleza

O Milho me faz lembrar dos meus avós paternos.

Do saudoso vô João Dulão que me apresentou a versão do Milho Assado no Fogão a Lenha e a espiga de Milho de Pipoca plantada na roça, até então só visto nas sacolinhas do supermercado.


Confesso que me sinto bem melhor no meio urbano, mas tenho boas lembranças da minha infância na roça dos meus avós: o banho na bica e no monjolo, a pesca no riacho, os passeios a cavalo, as cantorias do meu avô com o dedilhar no violão e sua risada gostosa que me emociona ao lembrar.

Tem ainda as Broinhas de Fubá da vó Edite, que realmente só dão certo com o Fubá de Canjica (tentei com fubá mimoso, mas infelizmente não deu certo),  e o seu famoso Mingau de Milho Verde.

Este fim de semana meu esposo pediu para repetir a receita do Mingau de Milho Verde que conseguimos no site Receitas.com e que é DELICIOSO. 

Eu amo Milho e tudo que se pode fazer com ele!!!

Seja ele Cozido servido com margarina, ou na versão do FANTÁSTICO Angu à Baiana da minha mãe ou na Polenta MARAVILHOSA do meu esposo, ou na Canjiquinha com Carne de Porco da Dona Ester, ou ainda aquele Angu Molinho para acompanhar um franguinho com quiabo: IRRESISTÍVEL!!

Polenta - By Celso de Castro

Bom, digamos que eu tenha feito mais ou menos a metade da receita original, mas a textura deste mingau é muito boa!!

Meu Mingau de Milho Verde


Ingredientes
4 espigas de milho verde
1 litro de leite integral
1 xícaras (chá) de áçucar
1 pitada de sal
1/2 lata de leite condensado
1 caixinha de 200ml de creme de leite com soro
canela moída a gosto


Modo de Preparo:
Descasque as espigas, debulhe e bata os grãos de milho verde no liquidificador com o leite. Passe por uma peneira fina.
Ainda fora do fogo, junte o açúcar, o leite condensado e leve para cozinhar mexendo sempre até engrossar. Desligue e acrescente o creme de leite, misturando bem.
Leve para gelar por duas horas. Sirva com um pouquinho de canela moída salpicada sobre o mingau.





Um Pouco de História

Créditos: Metropoli online
"Descoberta em ilhas próximas ao litoral mexicano, há mais de 7 mil anos, a planta silvestre recebeu o nome de 'milho', de origem indígena caribenha, com o significado de 'sustento da vida'. Muito usado pelos incas, maias e astecas, o grão foi a base da alimentação das sociedades antigas e todas as atividades em grupo eram feitas em função de seu plantio.

A cultura do milho - um dos primeiros alimentos domesticados pelo homem - tinha como objetivo aproveitar os grãos e o suco proveniente de seu talo. Alguns povos produziam açúcar e mel a partir do líquido extraído. Atualmente, existem diversos tipos de milho: o milho verde, o doce, o farinhoso, o pipoca, o duro, o macio e o dentado".

Fonte: Medicina Avançada: Dra Shirley de Campos



Visite minhas Receitas em Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário