domingo, 5 de agosto de 2012

Jane Austen: Romance e Sensibilidade



Adoro assistir filmes e considero isto um dos meus hobbys favoritos.

Este sábado o filme escolhido foi Amor e Inocência,  uma cinebiografia da escritora Jane Austen e seu romance com o jovem advogado irlandês Tom Lefroy, antes da fama.
Lindo o filme, linda a fotografia!!!

Há quem diga que seu relacionamento com Lefroy a inspirou na criação de personagens para seu mais famoso romance: Orgulho e Preconceito.

 Jane Austen é uma escritora inglesa considerada a maior escritora de todos os tempos, de acordo com sua jornada de vida que arrasta milhões de fãs por todo o mundo e encanta a todos com sua literatura épica.

Ela defende em seus romances uma educação liberal para a mulher, independente de todos os seus"talentos". Esses "talentos" eram entendidos como as diferentes habilidades que uma mulher deveria cultivar para atrair  um marido. Jane também considera a falta de sensatez um grande risco para a vida social, para a escolha de um futuro favorável e para a convivência conjugal.

Entre 1795 e 1799, Jane começou a redigir as primeiras versões dos romances que se publicariam sob os nomes Sense and Sensibility (Razão e Sensibilidade), Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito) e Northanger Abbey.

Jane Austen começou seu romance Persuasion (Persuasão) em agosto de 1815 (esse romance é citado no filme Casa no Lago). Neste mesmo ano ela publicou o romance Emma, dedicado ao príncipe regente.

Muitos filmes foram inspirados nas obras de Jane Austen.
Outro que já assisti e tenho na minha coleção é Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito).
Para quem gosta de romances de época, os dois filmes citados nesta postagem são uma ótima dica.



Referências Bibliográficas:


AQUI em Descobrindo Jane Austen 
você pode conhecer um pouco mais da vida de Jane Austen e ler trechos de seus escritos.

Tenham uma ótima semana!!

Um comentário:

  1. Karine, eu também gosto muito de Jane Austen e tenho todos os livros dela - menos a Abadia de Northanger. Trouxe 2 para ler na viagem. Já vi alguns filmes baseados nos livros e sempre que posso vejo outra vez. Também gostei muito de Amor e Inocência.
    Beijos. Nice

    ResponderExcluir