segunda-feira, 7 de maio de 2018

Falando de Pássaros

“Um pássaro nunca teme que o galho quebre, porque
a sua confiança está nas suas próprias asas.”

O tema “Pássaros” abre um leque de possibilidades, tanto para o artesanato quanto para uma aula especial, afinal temos muito que aprender com essas criaturas tão lindas e especiais feitas pelo nosso Deus.

Na escola do meu filho Lucas tem o projeto “Família na Escola” e na primeira reunião de pais do ano todos são convidados a participar. Ano passado participamos duas vezes, levando o tema “Festa do Seu Lobato” (que você vê AQUI nesta postagem) e o tema “Falando de Dinossauros” (AQUI nesta postagem). A música do Seu Lobato é uma das preferidas do Lucas e Dinossauros é uma de suas paixões. Adoramos participar e foi um momento inesquecível para nós.

Mantendo a mesma ideia do ano passado, para esse ano escolhi um tema que fosse relevante para nós, algo que representasse uma paixão por um ou todos os membros da família. Então nasceu a ideia de trabalhar sobre os “Pássaros”, afinal temos o vovô Milton que é passarinheiro, o papai Celso que é um observador de pássaros e nós todos admiramos muito suas fotografias e os passarinhos que ele encontra em seus passeios pela “floresta”.

Para esse dia vestimos a caráter: Lucas foi nosso passarinho e eu vesti de observadora de aves.

Vejam como foi nossa participação no “Projeto Família na Escola”...

Falando de Pássaros

Recursos/Materiais Usados
·         Mesa com cenário (usei balão, casinha em MDF, bromélias, passarinho de louça, semente de girassol, canjiquinha, frutas, outras sementes)
·         Livro com fotos do papai Celso de passarinho
·         Livro “Falando de “Pássaros” 
·         Vídeo música “Passarinho quer voar”
·         Recortes de círculos em 5 tamanhos e triângulos 
·         Dedoches de passarinho
·         Saquinhos de pipoca

Introduzindo o tema...
Preparei uma mesa com um cenário de um ninho,  casinhas de passarinho, ovos,  passarinhos, alguns de balão e outros de louça. A intenção foi despertar a curiosidade e a discussão sobre o tema “Pássaros”.





Depois que todos chegaram e exploram a mesa sentamos na rodinha para trabalharmos questões relacionadas ao tema, para isso usamos o...

Livro: Falando de Pássaros
Confeccionei um livro com figuras e fotos retratando os pontos do tema “Pássaros” : onde eles moram? O que eles comem? Quais suas cores e tamanhos? Como eles nascem? O que eles fazem? Voam, cantam, dançam, constroem suas casas (João de barro), furam árvore para procurar comida (Pica-pau), será que eles fazem xixi? 

   Obs: Cada aba com as perguntas se abre com as fotos sobre o tema.

Escolhi o vídeo com a música “Passarinho quer dançar” para trabalhar movimentos e reforçarmos algumas caraterísticas dos passarinhos (como eles dançam? como aprendem a voar? quando e como saem do ninho?).

Foi uma experiência enriquecedora para mim. A participação e o envolvimento de todos, nem que seja com os olhares e a curiosidade, tornaram nosso momento de trocas e aprendizado muito especial.

Vejam como ficou o livro.










Atividade Manual
Na capa do Livro fiz uma montagem de uma figura de um passarinho usando formas geométricas e dobraduras que depois fizemos com as crianças.

Várias habilidades são trabalhadas nessa atividade: coordenação motora fina, noção espacial, concentração, paciência, imaginação, além de proporcionar satisfação emocional e relaxamento.

Lembrancinhas
Fiz dedoches de passarinhos em feltro.
Terminamos esse momento com pipoca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário