quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Atividades Criativas

A aprendizagem depende em grande parte de motivação, sendo as necessidades e interesses das crianças o mais importante para que elas se prendam a uma atividade.

O tema do meu artigo para o TCC foi “A Relevância do Brincar na Educação Infantil e no Processo de Formação da Criança” e alguns autores contribuíram para o meu trabalho, como por exemplo, Janet Moyles com seu livro “Só Brincar? O Papel do Brincar na Educação Infantil”. Essa autora aborda todos os pontos que eu tinha interesse em destacar e discorre maravilhosamente sobre o assunto.

O que ficou claro é que a aprendizagem tem que ser interessante, prazerosa e significativa e não há como abrir mão do “brincar” para que isso ocorra efetivamente. As atividades lúdicas são componentes essenciais no processo de aprendizagem e é através delas que as crianças se comunicam com o mundo.

Eu vivencio isso na prática com o meu filho e sempre busco formas de promover sua aprendizagem e atraí-lo para alguma atividade que venha a colaborar com seu desenvolvimento. Percebo que a motivação pode vir de várias formas e o estímulo é extremamente relevante para o sucesso de qualquer projeto que me proponho a trabalhar com ele.

Há pouco tempo, em uma roda de amigas, minha mãe mencionou que eu desde pequena gostei de “inventar moda”, acho que isso hoje é super hiper importante para mim. O que alguns chamam de “inventar moda” eu prefiro tratar como “criatividade”. As circunstâncias que me envolvem requerem isso de mim, não só para ajudar os outros, mas principalmente para criar oportunidades terapêuticas para mim.

Minhas pesquisas, principalmente no Pinterest, reúnem um leque de opções e inspirações para os meus projetos, hoje vou mostrar alguns trabalhos que fiz com o meu filho para a escola.

Toda atividade tem um objetivo e todas eu faço junto com ele. As peças para presentear eu faço para uma pessoa e ele para outra e a escolha de quem presentear quase sempre parte dele.

Paródia Ilustrada para a Mostra Cultural da Escola...
Incentivo: Atividade criativas, coloridas e interessantes.






Para estimular a coordenação motora fina...
Incentivo: Fazer um presente para alguém.














Nenhum comentário:

Postar um comentário