quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Como ensinar a abraçar?

“Um abraço é como um remédio que faz bem a tudo, 
beneficia quem dá e quem recebe 
e nunca fica fora de validade.”

Todos nós temos alguma coisa que nos incomoda, algumas mais, outras menos.

Eu percebia que meu filho tinha certo desconforto ao ser abraçado, não por mim, pois sempre o beijei e abracei muito, mas por outras pessoas, algumas até próximas a nós. Por muitas vezes, e acho que até hoje isso acontece, ao ser abraçado ele dá às costas para as pessoas e evita tocá-las. 

Como eu sou uma mãe que não desiste nunca, eu decidi criar oportunidades para que ele abraçasse as pessoas, para ele entender e aprender a importância do abraço, além de estimular sua socialização e interação com as pessoas e incentivar sua percepção de sentimentos. As professoras são peças fundamentais, pois ela me auxiliam e ajudam a incentiva-lo.

Sabem as datas comemorativas? Aquelas que muitos especialistas docentes condenam? Bem, eu as coloquei em evidência nessa minha empreitada para promover o abraço, mesmo porque as oportunidades precisavam ocorrer aos poucos e durante o ano, então a cada data comemorativa eu preparo lembrancinhas e instruo meu filho a abraçar, falar “parabéns pelo seu dia!!” e depois sempre pergunto: ah! ela ficou feliz? ela agradeceu? ela gostou?  

O que é gratificante nisso tudo é que também podemos ensinar a gentileza, a valorizar as pessoas pelo o que elas fazem e a promover sorrisos. A gratidão das pessoas e o carinho que elas tem pelo meu filho é um combustível que movimenta muitas coisas boas e move nosso círculo de boas atitudes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário