quarta-feira, 30 de março de 2011

Arte Milenar Oriental

"Como não existem documentos que comprovem como e quando exatamente surgiu o bonsai, há muitas histórias diferentes que descrevem a origem. No entanto, é possível citar pontos em comum entre elas. Segundo as diversas versões, os primeiros bonsai foram cultivados no china há milhares de anos atrás.

A história mais aceita entre os cultivadores do mundo todo, é a de que há milhares de anos, na China, os homens mais ricos e cultos saiam das cidades, buscando maior contato com a natureza. O intuito era seguir para as montanhas e lá contemplar todos os fenômenos naturais, tudo isso visando atingir a harmonia e a tranquilidade do espírito.

Em meio às matas, esses chineses encontravam muitas espécies de árvores de tamanho menor. Eles as chamavam de árvores-anãs. As formas em miniatura, fascinaram tanto, que começaram a retirá-las das florestas e cultivá-las em vasos.

Inicialmente, as árvores em miniatura eram mantidas como eram encontradas, sendo apenas transplantadas para vasos. No entanto, com o tempo, foram surgindo, de forma gradual e lenta, técnicas que visavam aprimorar o formato dos pequenos exemplares.

Essas miniaturas passaram a ser chamadas pun sai. Muitos acreditavam que os chineses, os quais deram início ao que seriam os primeiros bonsai, não eram apenas ricos, mas estavam relacionados diretamente a religião. Firmam que se tratavam de monges taoístas, que admiravam essas pequenas árvores, devido aos seus sinais de velhice e de luta pela sobrevivência contra as adversidades da natureza. "

Fonte: Guia - Como Cultivar Bonsai, ed. casa dois

Meu esposo, Antônio Celso, foi um dos pioneiros na arte do bonsai em Minas. Já realizou cursos, palestras, entrevistas e em breve ele fará um blog, tendo em vista que seu site está fora de operação.

Temos em casa  um bonsai de Ficus, outro de Jabuticaba (que a pouco tempo foi podado) e um de Serissa que está em processo de formação.

Veja nosso ÁLBUM DE FOTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário