sábado, 26 de março de 2011

A Beleza do Bordado

"A história do bordado origina-se com o bordado ponto cruz, cujos registros históricos remontam na pré-história. No tempo em que os homens moravam em cavernas, o ponto cruz era usado na  costura das vestes, feitas de peles de animais. As agulhas eram feitas de ossos e no lugar das linhas eram usadas  tripas de animais ou fibras vegetais..
Existem relatos de que o bordado seja  tão antigo quanto a humanidade e de que o bordado com aplicações já era apreciado pelo homem há 30 mil a.C. A base disso seria um fóssil, encontrado na Rússia, que tinha as vestes adornadas com grânulos de marfim.
Como a maioria das outras artes têxteis e dos trabalhos com agulhas, várias técnicas da arte dos bordados surgiram no Oriente Médio.A arte dos bordados manuais com suas variadas técnicas, ainda é bastante utilizada nos dias atuais em todo o mundo".

Muitas pessoas na família são excelentes bordadeiras, entre elas Dona Ester, que faz do bordado um hobby e talvez uma terapia, não sei ao certo. O que percebo é que ela tem um grande prazer em traçar cada ponto com a agulha e presentear as pessoas com sua Arte.

Fico sempre muito feliz com cada peça que ela me presenteia.

A seguir uma delas, no álbum de fotos tem mais.

Veja meu ÁLBUM DE FOTOS.


Um comentário:

  1. parabéns pelo teu trabalho! Muito bom...

    ass.:Welbert e Carol

    ResponderExcluir