domingo, 13 de maio de 2012

A Gente Pinta e Borda

Créditos Arte Stela

A Pintura esteve com o homem durante toda a sua história e foi uma das principais formas de representação na Idade Média e no Renascimento.

Há quem diga que a Pintura em Tecido teve origem na Indónesia e que embora inicialmente fosse  considerada uma arte nobre, realizada apenas por princesas e suas damas, hoje sabemos que é uma atividade que não faz nenhuma distinção.

Uma boa recordação que tenho da minha adolescência são as aulas de Pintura em Tecido.

Bem, eu não me lembro o nome da professora, mas sua fisionomia permanece em minha memória.
A aulas eram uma vez na semana e era o melhor dia da semana para mim, sempre espera ansiosa por ele.
Fiz as aulas durante uns 2, 3 anos e era um momento muito prazeroso.
É uma pena que não tenha guardado nada daquela época e tudo ficou somente nas lembranças.
Meus bastidores... minhas tintas... meus pincéis...meu caixote de madeira e outro que ganhei posteriormente de cipó para guardar minhas coisas.

Muitos dos meus trabalhos eu vendia para minha avó Lenice (minha eterna incentivadora), minhas tias e amigas da minha mãe.

Sei que todos nós temos momentos ruins, que preferimos não lembrar e a Pintura me ajudava a fugir um pouco dos meus, ou as vezes era uma forma de ignorá-los (sim... na adolescência também temos momentos para esquecer).

Através da Pintura consegui meu primeiro trabalho, numa loja de decoração de festas infantis da minha prima(Kátia Festas) e foi uma fase da minha vida em que eu pintava muito.

Além do tecido já fiz muitas pinturas em isopor, papel, nunca fiz em tela, mas pretendo um dia com certeza.
Atualmente só dou umas pinceladas para dar um toque em algumas peças que faço em feltro.
Tem um bom tempo que não pinto em tecido, mas é uma atividade que me faz muito bem também.

AQUI 


Créditos Dedal de Gata

O Bordado também acompanhou o ser humano por toda sua história.

Há registros que remontam na pré-história, cerca de 30 mil a.C.  foi encontrado na Rússia um fóssil que tinha as vestes adornadas com grânulos de marfim.

Minha primeira experiência com bordado foi um bule pequeno que fiz em Ponto Cruz com a orientação da minha tia Maria. Confesso que não gostei muito e este foi o único trabalho que fiz em ponto cruz.

Nos preparativos para o meu enxoval conheci e aprendi o Vagonite, fiz algumas peças e achei muito legal, uma boa dica para aliviar a tensão.



Minha Primeira Toalha de Banho em Vagonite
Fiz recentemente umas flores em Ponto Corrente para umas capas de travesseiro.
Nossa... e como demorou estas capas.
Não gosto de demorar em um trabalho, mas ficaram muito bonitas na minha cama.

AQUI



Detalhes


Ultimamente encantei-me foi com o Bordado Apliquê .
Ele é uma maravilha, amei mesmo fazer.
Gosto muito de recorrer aos vídeos no You Tube para conhecer as técnicas, pois facilita bastante no aprendizado.
Foi lá que aprendi o bordado apliquê.

AQUI já postei o vídeo que encontrei: Retalhos e Almofadas.

Meu Amor-Perfeito

Tulipas e Amor-Perfeito - Minhas almofadas prontas


Capas para Celular



Maravilhosa... Amiga... Especial...
É impossível defini-las em poucas palavras, mas sua essência se traduz no coração.

Feliz Dia das Mães!!!!

Uma Ótima Semana a Todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário