sábado, 4 de junho de 2011

Desenho a Mão Livre


Bonsai Kengai
"O desenho tem sido um meio de manifestação estético e uma linguagem expressiva para o homem desde os tempos pré-históricos. Neste período, porém, o desenho, assim como a arte de uma forma geral, estava inserido em um contexto tribal-religioso em que acreditava-se que o resultado do processo de desenhar possuísse uma "alma" própria: o desenho era mais um ritual místico que um meio de expressão. (...)
(... ) A partir do Século XV, paralelamente à popularização do papel, o desenho começou a tornar-se o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico para se chegar à obra final (sendo seu domínio quase uma virtude secundária frente às outras formas de arte). Com a descoberta e sistematização da perspectiva, o desenho virá a ser, de fato, uma forma de conhecimento e será tratado como tal por diversos artistas, entre os quais destaca-se Leonardo da Vinci".

Fonte: Wikipédia



Orquídeas em grafite
 Temos muitos artistas que se dedicam ao desenho na família, cada um com sua marca e característica pessoal nos traços.
O que há de comum nestes artistas é que seus desenhos têm muito a ver com as preferências e paixões de cada um.
Celso, por exemplo, desenha bonsais.
Marlon, que era fã de videogame, gostava de desenhar os personagens dos jogos.
Eu, a mão livre, gosto de desenhar orquídeas, mas consigo desenhar figuras que vejo, desde que me identifique com elas. Já arrisquei a reproduzir algumas fotos, mas para isto tenho que estar bem inspirada.
Denise também desenha, um dos seus trabalhos foram as borboletas lindas que fez na parede do quarto da minha sobrinha Letícia. Depois postarei aqui.



Desenhar é uma forma de introspecção pra mim.
Gosto da sintonia deste momento de inspiração, do silêncio... e do que ele fala pra mim.
É delicioso viver a arte, compartilhá-la e contemplá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário