domingo, 4 de março de 2012

Alemanha: Revelando as Origens

Castelo Neuschwanstein-Alemanha
Créditos Destinos Turísticos 
Localizado na Europa Central, a Alemanha é considerado um dos países mais influentes na Europa, devido aos seus avanços tecnológicos em diversas áreas e pelo alto padrão de vida. O país também é conhecido pela sua cultura, história e seus  artistas e cientistas famosos, entre eles  Mozart, Beethoven e Einstein. A Alemanha possui castelos românticos e aldeias pitorescas, como o Castelo de Neuschwanstein, o mais emblemático castelo alemão.
Rio Elba - Alemanha 
Créditos Destinos Turísticos
Casas Alemãs
Créditos Destinos Turísticos
A imigração alemã no Brasil iniciou-se em maio de 1824. As causas deste processo podem ser encontradas nos frequentes problemas sociais que ocorriam na Europa e a fartura de terras no Brasil.


Como a Alemanha passava por uma desintegração de sua estrutura feudal, muitos camponeses que eram apenas servos ficaram sem o trabalho e sem o direito de morar nas terras, ao mesmo tempo em que a população aumentava.

A imigração alemã no Brasil foi, inicialmente, uma iniciativa de colonização e povoamento. Este projeto foi arquitetado pelo Rei D. João VI e, posteriormente, pelo imperador D. Pedro I.

Os alemães que imigraram para o Brasil eram normalmente camponeses insatisfeitos com a perda de suas terras, ex-artesãos, trabalhadores livres e empreendedores desejando exercer livremente suas atividades, perseguidos políticos, pessoas que perderam tudo e estavam em dificuldades, pessoas que eram "contratadas" através de incentivos para administrarem as colônias ou pessoas que eram contratadas pelo governo brasileiro para trabalhos de níveis intelectuais ou participações em combates.

Uma das melhores heranças deixadas pelos nossos ancestrais é o nome da família.

 A história da minha família no Brasil começou com  Johann Christian Sattler que desembarcou aqui, como o único membro da família, em 1826 e se instalou na colônia alemã de Nova Friburgo/RJ.

Na Idade Média, nos pequenos vilarejos da Europa, a maioria das ocupações ou profissões refletiam nos nomes das famílias.

Foi desta forma que também surgiu o nome da minha família: SATHLER, da forma de escrita original SATTLER.

Quadra de xadrez em Baden-Baden
Créditos Europa-turismo
O nome tem origem alemã e foi inicialmente encontrado em Baden (significa "banho").
Baden é uma região histórica, localizada na margem oriental do  Rio Reno, no sudoeste da Alemanha, agora a parte ocidental do estado Baden-Württemberg, palco de vários conflitos tribais na Idade Média.


Baden - Alemanha
Créditos Destinos de Viagem

Castelo de Lichtenstein - Baden Wurtemberg, Alemanha
Créditos Baixaki

O sobrenome SATTLER era o nome do profissional que fabricava e vendia selas, chamado de "o selador" e que com o reconhecimento do trabalho se tornaram guias de reis, caseiros de nobres importantes, de grandes igrejas e mosteiros. Os primeiros Sattlers declararam lealdade a muitos nobres e príncipes da Idade Média usando sua influência na luta pelo poder e status. Eles se espalharam por muitos lugares e suas agilidades e prestatividades eram procuradas por muitos líderes na busca de poder e reconhecimento.

Sempre gostei do meu sobrenome, herança linda dos meus bisavós maternos:
Vinordário Sathler e Izolina Sathler (nome herdado pela minha mãe).

Eles eram primos, de Manhuaçu/MG e dentre algumas gestações perdidas, segundo conta a minha avó, seis filhos sobreviveram: Izaías Sathler (tio Zaí), Lenice Sathler (minha avó Nicinha), Dalbino Sathler, Elenita Sathler (tia Lita), Onézimo Sathler e Laurita Satlher (tia Laura).

Meu bisavô Vinordário foi um dos fundadores da Igreja Presbiteriana de Vila Celeste, em Ipatinga/MG, fazendo parte do primeiro Conselho daquela igreja.

São várias as formas de escrita do nome usadas no Brasil: Sattler, Satler, Sattlers, Sattlere, Sattleres, Sathler, mas somos todos de uma só família.

A você parente próximo e conhecido, e àqueles desconhecidos e distantes, e à minha querida Vó Lenice Sathler é que dedico esta postagem.

Um Forte Abraço a Todos!!

Referências Bibliográficas:
Imigração Alemã no Brasil
Destinos Turísticos




A você MULHER que: AMA, APRENDE, ENSINA, CUIDA, CONSOLA, REPREENDE e GERA VIDA, o meu mais sincero desejo que Deus continue sempre ao seu lado, fortalecendo seus propósitos e realizando tudo aquilo que Ele escolheu para você.

Feliz Dia da Mulher!!

67 comentários:

  1. Gostei da historia dos "Satllers".

    Conheci seus bisavos,convivi com eles minha infancia e na adolescencia.tambem conheço tambem a todos os seus tios e tias,.

    Abraços

    Cesar Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá César!

      Bom eu também te conheço e me lembro de você.
      A última vez que lhe vi foi há algum tempo numa visita que você ao Brasil (não sei se ainda está do país).
      Sua família também fez parte da minha infância e adolescência, suas irmãs Célia e Lúcia foram minhas professoras de escola dominical.

      Meus tios Rubinho e Bodão estão em BH.

      Obrigada pela visita.
      Karine

      Excluir
  2. Eu me chamo Maria Fernanda Satlher, achei bastante interessante esse post,
    Minha Avó materna tem parentes em Manhuaçu, minha bisavó e o meu sobrenome e herdado da minha mãe Sandra Marcia de Oliveira Satlher cujo e herdado de meu avô Indel Jader Satlher. ... agora não sei o resto! Rs :)

    ResponderExcluir
  3. sabe informar se tivemos alguma passagem significativa durante a segunda guerra , se fomos aliados nazistas ou não, etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! infelizmente não tenho estas informações.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Olá! Meu nome é Kahê Sathler e moro em Ipatinga-MG. Achei por acaso seu post enquanto pesquisava sobre a família no Google, e achei muito interessante a coincidência, pois seu bisavô Vinordário, é irmão do meu bisavô Silas. Meu avô se chama Sinval. Moramos perto de sua tia Lita.

    Tem mais informações sobre a história da família?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha tataravó chamava-se Margarida Sather e se esposo Antonio Sabino do Nascimento. Infelizmente minha parte da família não conservou o sobrenome. Segundo este site: http://www.familiaridade.com.br/biografia_pessoa.asp?id_pessoa=212612, em algum momento acima dos nossos tataravós nossas linhagens se cruzam. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade! família grande e bonita... muitos sem o sobrenome, mas que guardam as heranças do Satlers.

      Excluir
  6. Ótimo blog, adorei as informações

    ResponderExcluir
  7. Ola, meu nome é Lorena Sathler, sou bisneta do Camilo Sathler, que seu avô era o Henrique Sattler. Meu bisavô, meu avô e minha mãe são de Manhuaçu, sendo meu bisavô delegado daquelas redondezas. Achei bem interessante sua pesquisa, pois agora estou fazendo um trabalho de escola que é sobre minha árvore genealógica e você me ajudou muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ola, sou Leny, neta de Clemência Satler e José Satler, de Manhuaçu.
    Moro hoje em Pindamonhangaba, SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco Antonio. Sou Clicia Sathler. Filha de Euza Sathler, neta de Zeca Sathler. Meus filhos também perderam o SATHLER. Mas quando casaram e ganharam os filhos eles colocaram Sathler no nome a fim de manter a genealogia. Fica a sugestão pra sua geração futura. ��

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sou Jôsefer Póvoa e bisneto de Clemência Sathler e José Sathler, possuo uma foto digitalizada dela, me lembro bem do quadro pendurado na sala de jantar de meus avós, por parte de mãe!

      Excluir
    4. Gostaria que Leny,o Jôsefer Póvoa e Clícia Sathler (filha de Euza Sathler)entrasse em contato comigo.
      Meu Whatsapp é 031-9 91625558
      Estou escrevendo sobre nossos antepassados e preciso de algumas informações. SOU descendente da família Sathler. Também não tenho o Sathler no nome.Abraços.Aguardo resposta no Whatsapp.

      Excluir
    5. Olá Ideita. Sou a Telma, filha da Leny. Minha mãe não levou o sobrenome Sathler, mas seus irmãos sim. Um deles Adalmario Sathler do Couto, já falecido. Minha mãe está com 89 anos. Vou entrar em contato com você pelo seu Whatsapp. Pra saber o meu é 12-9.9163.1919. Até breve. Abraços

      Excluir
  10. estou pesquisando meu bisa vô se chamava guilherme Staher també busco informações sobre nossa geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no site abaixo tem informções sobre minha família...

      http://www.familiaridade.com.br/arvoregenealogica.asp?id_pessoa=343737

      Excluir
  11. estou pesquisando meu bisa vô se chamava guilherme Staher també busco informações sobre nossa geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Procure Sinval Sathler no Facebook. Ele fez nossa árvore genealógica.

      Excluir
  12. Gostei muito, minha professora de português pediu-me para que fizesse um texto de opinião.. Perguntei a ela algum tema, E ela disse, que algo que ocorreu ou ocorra em nossa cidade (Mutum-MG) seria muito útil para desenvolver um tema.. pensei.. pesquisei.. Ai veio a ideia de pesquisar minha família.. E foi muito útil.. E despertou curiosidades..
    Vou pesquisar mais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Gostamos da nossa história e sempre é uma delícia novas descobertas.

      Excluir
  13. Gostei muito, minha professora de português pediu-me para que fizesse um texto de opinião.. Perguntei a ela algum tema, E ela disse, que algo que ocorreu ou ocorra em nossa cidade (Mutum-MG) seria muito útil para desenvolver um tema.. pensei.. pesquisei.. Ai veio a ideia de pesquisar minha família.. E foi muito útil.. E despertou curiosidades..
    Vou pesquisar mais..

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Gabriela Carrasco Costa, infelizmente não herdei Sathler no sobrenome. Achei muito interessante a sua pesquisa sobre a nossa família. Minha tataravó se chamava Leopoldina Sathler e minha bisavó se chamava Maria Vieira Sathler. Todos meus parentes conhecidos vieram lá de Minas. Sempre estou pesquisando sobre sobrenomes, acho que uma coisa indispensável na vida do ser humano é saber de onde veio, quem eram seus antepassados, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaka que delícia a sua visita aqui! Precisamos saber a história que existe antes de nós para escrevermos a nossa. Abraço.

      Excluir
  15. Parabéns pela bela pesquisa, também herdo o sobrenome Sathler e me orgulho muito, ainda mais agora sabendo dessa riqueza histórica. Meus avós são de Reduto,local próximo a Manhuaçu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah todos nós Sathler temos orgulho deste sobrenome lindo! acredito que o amor pela nossa família é realidade em todos nós que fazemos parte dela. Obrigada por sua visita.

      Excluir
  16. Meu nome é Mariana, moro em sao paulo -capital- porem todos os integrantes da minha familia de primeiro grau moram em governador valadares (MG). Meu sobrenome é satheler, tendo, portanto, mais uma escrita diferente deste sobrenome..
    Gostei muito da historia, ja a conhecia mas nao com tantos detalhes..
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Sou filho de Paulo , de Antônio , de Valentim . Lajinha MG
    RONALDO GOMES SATHLER . Valeu.

    ResponderExcluir
  18. Ola meu filho preciso fazer um trabalho de escola e comecei a pesquisar sobre minha família.Porem não seu muito será que VC sabe me dizer se somos da mesma minha vó era Madalena sathler eramos de lajinha MG, hj não vivemos mais ai minha mae conta muito pouco pois ela conta que minha vo morreu ela era muito nova mais fiquei curiosa qdo li seu blog,pois eramos dai da região.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite! Meu sobre nome também e Sathler vindo da minha avó Oltelina Sathler... Como consigo cidadania Alema?

    ResponderExcluir
  20. Olá, somos parentes hahaha. Minha vó conhece todos esses nomes que você disse. Tenho parentes próximos em Ipatinga também. Atualmente minha família mora em São Paulo e frequentamos a Igreja Presbiteriana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de saber porque minha avó Leontina sathler,filha de Antônio sathler e Maria hipolita,quase não é citada entre a família sathler? Eu sou filha da Ilda sathler Andrade . Se alguém puder me responder, ficarei muito grata!

      Excluir
    2. Olá. Procure o Sinval Sathler no Facebook. Ele fez a árvore genealógica e talvez possa ajudá-la.

      Excluir
    3. Olá. Bom ter vc aqui 😃 Temos muitos presbiterianos na família. Meu irmão e tios são presbíteros.

      Excluir
  21. Aqui em MG em Juiz de Fora, temos imigrantes desta família o imigrante é o Eduard Sathler até deram um homenagem a ele em uma de nossas ruas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jônatas. Muito legal! Estamos espalhados pelos quatro cantos do Brasil 😃

      Excluir
  22. Não quero me indentificar, sou uma pessoa bastante reservada mais queria relatar um acontecimento que me fez vir aqui dar meu testemunho, tenho no meu documento de nascença uma pessoa que carrega o sobrenome "Sathler" eu não fui registrado com o sobrenome; não entrarei em muitos detalhes como disse sou bem reservado, mais eu sou uma pessoa um tanto sensível, tenho uma certa mediunidade quando eu estava com 26 anos em 2015 tive um tipo de "memória ascestral" ou "lembrança hereditária" foi tipo uma visão de alguém da minha ancestralidade, por que talvez carregamos no nosso sangue, nas nossas celulas, e no DNA o karma e energia do que fizeram no passado em outro período de tempo, tive uma vaga lembrança de o que parecia ser castelo por dentro, escuro como um castelo, paredes de pedras grandes rústicas como um castelo e muitas escadas de pedras, senti uma forte sensação no peito é uma pessoa decendo a escadarias e senti naquele exato momento que alguém foi magoado, eu ou seja quem for da minha origem errou, eu senti eu vi, e creio que um pouco disto Pois eu senti, eu vi, creio que era uma situação amorosa, conflitos, paixão mal resolvidas ... E vim aqui relatar por que creio que em outra vida alguém da minha linhagem sanguínea esteve nessa situação é eu herdei essa lembrança devido à minha sensibilidade acabei tendo acesso a essa recordação lá no fundo nas camadas mais profundas da consciência inexplicável no arquivo da alma da mente há fragmentos de quem fomos em outro período de tempo ... Boa noite

    R.c.r

    13 de outubro 2018

    ResponderExcluir
  23. Meu nome é Rosana, não tenho o Sathler, mas sou neta de Rosalina Sathler Pereira, tambem de Manhuaçu. Acho linda nossa história! Obrigada pela bela historia!

    ResponderExcluir
  24. Olá!! Meu nome é Roberta Satlher. Minha mãe é Vera Lúcia Sathler e é de manhuaçu. Soube uma vez de uma certa história de que um parente que mora no espírito santo tentou organizar um evento para reunir os parentes. Não sei se foi verdade ou não, mas seria muito interessante. foi muito legal ler seu artigo. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta. Bom ter vc aqui. Sim é verdade, já houve encontros da família. Atualmente não sei mais, minha avó qdo viva estava mais envolvida. O Sinval Sathler, vc o encontra no Facebook, ele deve te informar melhor.

      Excluir
  25. Gostei muito do texto, parabéns!!!
    Alguém sabe me informar se o Johann Christian Sattler(Alemão) matriculou em um consulado Alemão? Sabe onde?

    ResponderExcluir
  26. Olá, sou Neif Sathler Musse. Sou médico (cardiologista) no Rio de Janeiro e em Juiz de Fora. Sou filho de Aurendina Sathler e neto de José Sathler Sobrinho, de Manhuaçu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano. Bom ter vc aqui. Meus bisavós tbm eram de Manhuaçu.

      Excluir
  27. Parabéns pela excelente pesquisa, também carrego o nome SATLER, sou de Manhuaçu.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas. Meu filho tbm é Lucas 😊. Meus bisavós eram de Manhuaçu.

      Excluir
  28. Karine,também sou uma Sathler, embora não não tenho o sobrenome.Sou vizinha de Onésimo Sathler, filho de Vinordário e frequentamos a mesma igreja aquí em Belo Oriente. Gostaria de te conhecer.Meu Whatsapp é 031-9 91625558.

    ResponderExcluir
  29. sou neto de Luiz Gonçalves Supimpa que ficando viuvo se caso com cleusa satlher, filha do zeca satlher. Eu era criança quando meu avo se casu com a cluesa e gostaria de conhecer o filho que eles tiveram. seria muito jóia. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz. Conhecer as origens é muito bom. Procure no Facebook o Sinval Sathler talvez ele possa ajudá-lo.

      Excluir
  30. Sou uma Sathler, neta de Maria Sathler, moro atualmente em Belo Horizonte, mas minha avó (já falecida) era de Alto Jequitibá-MG 😅❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa. Bom ter vc aqui. Boa parte da minha família mora em BH região do Barreiro. Alguns frequentam a Igreja Presbiteriana no Bom Sucesso.

      Excluir
  31. Sou um Sathler que resido em Vitória ES. Meus avós Elói Sathler (falecido) e Idenir Costa Sathler residem em Reduto - MG. A história desse sobrenome é encantadora, adoraria conhecer de forma mais aprofundada a nossa árvore genealógica e quem sabe até mesmo tentar a cidadania alemã.👏👏❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maicon. Bom ter vc aqui. No Facebook tem o contato do Sinval Sathler, ele fez a árvore genealógica. Veja com ele por favor.

      Excluir
  32. Olá, boa tarde. Fico muito feliz de ter encontrado o seu blog, no momento estou fazendo uma pesquisa sobre a família. Gostaria de saber como posso entrar em contato com você, e ter acesso a essas informações, desde já, muito obrigado

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, sou marlucia Sathler, e também me orgulho muito de fazer parte da história da família Sathler ❤️❤️Obrigada 🩷

    ResponderExcluir