sábado, 9 de julho de 2011

Voz e Melodia

A voz é um instrumento sonoro vivo.
Com ela expressamos nossos sentimentos, seja em melodias ou discursos, marcamos nossa identidade e adoramos ao Senhor com o nosso louvor.

Existem muitas vozes bonitas na família, mas hoje quero destacar as da Aninha, da Rani e da Rafa (mãe e filhas).
Bom,  logo que conheci a Aninha na Décima Igreja de BH (onde ela conheceu e se casou com meu tio Ronildo) achei linda sua voz.
Ela sustenta algumas notas que muita gente não consegue.
Cantamos juntas (ela, Angélica e eu) há uns 18 anos.
Lembro-me como se fosse ontem: a música que escolhemos foi "Portas Abertas" do grupo Logos. Gostosa recordação...

Já a Ranieri e a Rafaela, soube pela minha mãe, que tem vozes lindas também.
Eu ainda não as ouvi cantar, mas sei que também foram presenteadas com este dom.

(Garotas: Aguardo as fotos para colocar aqui).

A vocês: Aninha, Rani e Rafa um abração!!!
Saibam que é com muita satisfação que compartilho aqui o dom de vocês.

 Cantar é uma maravilhosa forma de nos comunicarmos com o mundo e de usarmos a nossa voz  para enaltecermos a vida.






Esta semana conheci o trabalho musical de Corrinne May.
Dona de uma linda voz e de melodias encantadoras... Amei!!!
A seguir um vídeo de uma de suas músicas:
"Five Loaves and Two Fishes" ou "Cinco Pães e Dois Peixes."

Ouça esta voz que nos toca assim como as palavras da canção.


A mensagem da canção vale a pena conhecer, vejam aqui o refrão:

"So take my five loaves and two fishes
Portanto, leve meus cinco pães e dois peixes
Do with it as you will :
Faça com ele o que quiser 
I surrender: Eu me rendo

Take my fears and my inhibitions
Pegue os meus medos e minhas inibições
All my burdens, my ambitions

Todos os meus fardos, minhas ambições (...)


I trust in you: Eu confio em Ti
I trust in you: Eu confio em Ti" .



Dicas:
É necessário cuidados especiais para manter sua voz saudável.
Pesquisando na internet encontrei algumas dicas que estão a seguir.


OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A VOZ


1- Cuide da respiração. Problemas respiratórios de fundo alérgico ou decorrentes de limitações estruturais (por exemplo adenóides hipertrofiadas) nos levam a respirar pela boca. Com isso, fazemos um esforço maior para falar e respirar e o ar que entra não fica aquecido. Outro vilão neste caso é o ar-condicionado, que resseca a mucosa do trato respiratório.

2- Beba muito, ao menos dois litros de água por dia. Desta forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada.

3- Alterne períodos de descanso vocal com atividades nas quais você falou muito. Isto é vital para determinados profissionais que recorrem à voz com maior freqüência que outros, como por exemplo professores, locutores, telefonistas e conferencistas.

4- Evite o cigarro direta ou indiretamente. Com o tempo, a voz engrossa e perde a potência.

5- Evite lugares muito barulhentos, nos quais o controle de volume da voz é difícil, o que pode provocar aumento do esforço vocal

6- Evite exageros na bebida. O excesso de álcool pode gerar um efeito agradável de relaxamento, mas também pode ter o efeito anestésico. Com isto, pode ocorrer um esforço vocal maior de nossa parte sem que tal fenômeno seja percebido e, portanto, controlado.

7- Evite pigarros. Ao efetuar muitos pigarros com o objetivo de melhorar a secreção presente nas pregas vocais, o efeito é exatamente contrário.

8- Procure não usar uma voz mais baixa do que o habitual. Ao tentar melhorar a rouquidão, evite usar uma voz tipo cochicho. O esforço requerido para a produção de tal padrão vocal exige mais que a emissão natural e espontânea.



Fonte: Os cuidados necessarios para a saúde da voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário