domingo, 3 de julho de 2011

Paixão sobre Rodas

A invenção da Roda permitiu ao homem criar vários utensílios, instrumentos e equipamentos que facilitassem sua vida.
Os Meios de Transporte, em quase sua totalidade, são movidos por Rodas e seus benefícios, variedade de modelos e tecnologias fomentaram a paixão de várias pessoas.
Recriar estas invenções através do trabalho manual é muito legal. Seja em papel, tecido, madeira ou feltro há várias possibilidades criativas... é só usar a inspiração. 
Legal também é conhecer um pouco da história dos principais e talvez mais usados Meios de Transporte no mundo. Vamos conhecer?


O CARRO, um dos meios de transportes mais usados, foi uma invenção de 1885 do alemão Karl Benz, fundador da Mercedes-Benz. Ele é considerado o pai do automóvel e introduziu o uso do motor de combustão interna a quatro tempos a gasolina.









O AVIÃO propriamente dito surgiu no início dos anos noventa e trouxe a tona a maior polêmica sobre quem inventou o avião: os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright ou o brasileiro Santos Dummont?
Para a maior parte do mundo os créditos para o invento são dos irmãos Wright, isto em 1903, porém o detalhe da polêmica está no fato deles terem voado com o auxílio de uma catapulta para obter impulso e não houve testemunhas válidas para o fato. Já Santos Summont voou com o 14Bis pelas ruas de Paris, em 1908, sem o auxílio de nenhum instrumento, fato que foi assistido por várias pessoas inclusive pela imprensa francesa.



Já o TREM, foi em Pequim que seu idealizador, o jesuíta belga Ferdinand Verbiest,  teria em 1681 construído uma máquina auto-propulsora a vapor. Em 1769, Joseph Cugnot, militar francês, construiu em Paris uma máquina a vapor para o transporte de munições.
Alguns outros inventores fizeram várias tentativas fracassadas, mas o passo gigante para o desenvolvimento da locomotiva e por conseqüência do trem, seria dado por George Stephenson, um inglês que construiu a sua primeira locomotiva a quem chamou Blucher, em 1814.


Fonte: História de Tudo


Veja MEU ÁLBUM DE FOTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário